Thursday, January 23, 2020

Este post é especial para todos que, como eu, gostam de música. Há muitas palavras por aí, popularizadas principalmente pela internet, que muitos entusiastas de música não compreendem bem. Então achei legal explicar algumas delas para os leitores do blog.

Vale salientar que muitas palavras são empréstimos da língua inglesa. Sendo assim, é importante aprender a pronúncia correta. Você pode aprender digitando a palavra no Google Tradutor ou no site Forvo. 

Vamos lá! 

Streaming: é a forma como áudio e vídeo são transmitidos pela internet, seja no Spotify, Deezer, YouTube, Netflix ou outra plataforma. Estamos na era do streaming, e esse negócio de CD, pen drive, cartão de memória está cada vez mais se tornando coisa do passado.

Single: também chamado música de divulgação ou música de trabalho, é uma compilação  de uma a quatro faixas, sendo que a duração total é de menos de dez minutos. Um exemplo de single é Oh! Darling, dos Beetles, lançado em 1969, que contém apenas essa canção.

Álbum: é uma coleção de músicas que podem ou não ter alguma relação entre si. Os álbuns habitualmente têm mais de seis faixas e duram mais de quarenta minutos. 

EP: (do inglês Extended Play) é uma coleção de quatro a oito faixas. A duração total costuma ser menos de quarenta minutos. Em outras palavras, um EP possui mais canções que um single e menos que um álbum completo.

Coletânea: por vezes também chamada compilação, uma coletânea musical pode reunir canções de diferentes álbuns ou diferentes artistas. Por exemplo: o álbum Natal Encantado, lançado em 2018 pela gravadora Som Livre, é uma coletânea com vários artistas. O álbum Love, de 2006, é uma compilação dos Beetles, contendo 28 faixas de diferentes álbuns.

Deluxe: é um tipo de álbum especial, pois contém algumas faixas bônus inéditas ou remixadas.

Feat., ft ou featuring: significa "com participação de". É usado quando algum artista é convidado para participar da canção.

Medley: também chamado pot-pourri (em francês), é emendar duas ou mais músicas, uma após a outra, sem interrupção.

Mashup: é uma mistura ou mescla que coloca a letra de uma música no instrumental de outra. O canal de Megan Davies, no YouTube, tem vários exemplos de mashups.

Como diria o Perna Longa, "Isso é tudo, pessoal!". Para a postagem não ficar muito extensa, tá bom por aqui. Espero que você tenha gostado e aprendido algo. Até mais!

Veja também:

Alexsandro Luiz Blog . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates